Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo


O Segundo Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo vem para consolidar uma proposta lançada em 2010, em Barbacena, onde um grupo de estudiosos da história de Minas Gerais se mobilizou para realizar encontros anuais com o fito de compartilhar informações, fontes e experiências. Por não serem acadêmicos e tampouco presos a ideologias ou motivações outras que não a valorização e a difusão da pesquisa regional, tais encontros são abertos à participação dos interessados, não arrecadam nem requerem investimentos, salvo para pequenos custos, visto que todos arcam com suas próprias participações.
Neste ano, a cidade que acolhe o grupo é São João del-Rei e o temário está voltado para os Caminhos Novo e Velho, Arquivos Regionais, Genealogia e Defesa do Patrimônio Histórico, além do lançamento de livros entre os autores presentes e ainda uma experiência de campo, com o passeio pela Estrada Parque Passos dos Fundadores, um importante resgate de um dos trechos remanescentes do Caminho Velho.
Participe conosco deste reencontro com nossas origens, conheça o trabalho dos pesquisadores independentes e descubra um outro olhar para a  história de Minas Gerais.