Estimular a Emigração

Descendente de Luigi Barbaglio e Rosa Bertini, que fez o caminho de volta e vive há bastante tempo na Toscana, há alguns anos Maria Angela presenteou-nos com um texto muito interessante. Havíamos pedido ajuda sobre a região, interessados que estávamos em contextualizar a história da família Prosperi, originária de Lucca, e dos Pierotti, de Firenze. Segundo ela, Ernesto Comucci, em 1885, publicou um livro denominado Della emigrazione e del pauperismo, della riforma agraria e tributaria, no qual consta o seguinte comentário:
Criar a miséria pública é estimular a emigração, um recurso abominável que impede o desenvolvimento da força e da coragem para combater as causas dos problemas locais.
E Maria Angela informa que a classe dirigente estimulava a emigração por ser um instrumento que permitiria manter a ordem social, abalada na década de 1880. A reforma tributária de Crispi não teria tido por objetivo eliminar a miséria, mas impulsionar a saída do "excesso de contingente" que traria prosperidade ao país, especialmente através das remessas em dinheiro que fariam.