Otavio dos Santos Carraro: centenário de nascimento

19 de fevereiro de 1911 - Nasce em Leopoldina, filho do italiano Antonio Sante Carraro e Erondina Angelica da Conceição. Neto paterno de Angelo Carraro e Giovanna Cancelliero.

Angelo Carraro deixou a Italia no final do ano de 1895, tendo chegado a Leopoldina no dia 4 de janeiro de 1896. Veio acompanhado da esposa e 8 filhos. O mais velho, Emilio Carraro, imigrara anteriormente e estava trabalhando na Fazenda Paraiso, de onde emitira, em setembro de 1895, uma ordem de pagamento em favor de seu pai que então residia em Dolo, provincia de Padova, no Veneto. 

Angelo, Giovanna e os outros filhos também trabalharam na Fazenda Paraíso, sob contrato com o proprietário Barão do Bonfim. Em 1897, Angelo já constava na lista de pagamentos da fazenda, sendo  meeiro na produção de café.

Os pais de Otavio casaram-se em Leopoldina no dia 30 de maio de 1908. No ano seguinte, Antonio Sante Carraro trabalhava na fazenda de Joaquim Ezequiel de Almeida Gama, município de Cataguases. No final da década de 1920, Erondina, Antonio Carraro e filhos saíram da região. Ele faleceu em 1950 em Campo Grande, Rio de Janeiro. Não temos informações sobre Otavio que hoje estaria completando 100 anos de idade.



Fontes de Referência:
RODRIGUES, José Luiz Machado e CANTONI, Nilza. Imigração em Leopoldina: História da Colônia Agrícola da Constança. Leopoldina-MG: EdVirt, 2010
Cartório de Registro Civil de Leopoldina, MG, lv 15 nr. 59
Arquivo da Diocese de Leopoldina, lv 13 bat fls 54 termo 336