O surgimento das cidades brasileiras

Talvez este seja um tema que interesse a todos que estudam a história do lugar onde nasceram. Em algum momento da pesquisa, ocorre de nos perguntarmos os motivos que levaram um grupo de pessoas para determinado lugar, surgindo ali um arraial mais tarde transformado numa cidade. A bibliografia é vasta, permitindo formar um panorama bastante amplo pela leitura dos inúmeros autores que trataram do assunto. Mas nem sempre o acesso a publicações acadêmicas é fácil. Por esta razão, hoje destaco uma leitura interessante sobre 
"a constituição das cidades nos sertões do Brasil a partir de repertórios de ação associados ao rancho, ao pouso/pousada e às tropas que, nos percursos longínquos da história brasileira, alicerçam a constituição das cidades no vasto território desse Estado-Nação".

Com o título Percepções do Espaço-Tempo Brasileiro: O Rancho em um Lugar, o artigo de Margarida do Amaral Silva foi publicado na Revista de História Comparada do Programa de Pós Graduação da UFRJ volume 3, número 1, que pode ser lido neste endereço.