Postagens dos dias 1 a 5 de dezembro


Leopoldina, MG


Posted: 05 Dec 2011 08:39 AM PST
Em atenção à consulta de Mariana Fernandes, informamos que o município de Leopoldina estendia-se por um território muito vasto e até hoje, apesar de muitos desmembramentos, sua área ainda é uma das maiores na região sul da zona da mata, num total de 942,31 km² conforme o site da Prefeitura Municipal.
Inúmeras foram as fazendas formadas no decorrer do século XIX. Muitas já não existem mais, quer por terem sido divididas em propriedades menores que por terem se tornado área urbana. Algumas delas foram analisadas e localizadas no texto
apresentado em Seminário realizado em 2004. O assunto continua em pauta e esperamos publicar brevemente um complemento a este estudo.
Posted: 05 Dec 2011 07:24 AM PST
José Carlos Reis


Resumo

O objetivo deste artigo é retomar e refletir sobre o intenso debate entre Antropologia e História nas décadas de 1950/60 sobre o conhecimento histórico. A Antropologia Levi-Straussiana obrigou a história a se colocar algumas questões sobre as articulações entre evento e estrutura, novidade e repetição, consciência e inconsciente, singular e universal, sincronia e diacronia. A resposta dos historiadores dos Annales foi dadapor Fernand Braudel.
Palavras-chave: Estruturalismo; Escola dos Annales; Tempo histórico.
História da História (1950/60). História e Estruturalismo: Braudel versus Lévi-Strauss | Reis | História da Historiografia
Posted: 05 Dec 2011 02:56 AM PST
Artigo de Alexandre de Sá Avelar publicado na Revista ArtCultura, Uberlândia, v. 13, n. 22, p. 137-155, jan.-jun. 2011
Resumo
Poucos duvidariam da pertinência historiográfica da biografia nos dias de hoje. Seu estatuto de legítimo objeto de pesquisa histórica se consolidou após um longo período de ostracismo, no qual predominaram as análises calcadas na longa duração e na história serial, típicas dos Annales. Por outro lado, ela é cada vez mais alvo de críticas, tanto quanto ao seu caráter "ilusório" como à sua pretensão de oferecer um relato coerente e homogêneo da vida de um indivíduo.O objetivo deste texto é examinar as figurações da escrita biográfica, apontando, ao mesmo tempo, para sua necessidade intelectual e epistemológica e para suas incertezas. Defende-se a idéia de que o gênero biográfico se renova justamente pelas mutações que conheceu em suas modalidades de apresentação narrativa.
Leia o arquivo completo: 7987 (objeto application/pdf).
Posted: 05 Dec 2011 02:21 AM PST
Artigo de Alexandre Sá Avelar, publicado na Revista ArtCultura, Uberlândia, v. 13, n. 22, p. 117-118, jan.-jun. 2011
“Este minidossiê se insere nessa perspectiva de renovação da biografia histórica e traz contribuições significativas para o alargamento do debate sobre importantes questões que sempre acompanharam os historiadoresbiógrafos em suas aventuras por esse gênero eivado de incertezas e fragmentos.”
7989 (objeto application/pdf).
Posted: 04 Dec 2011 07:11 AM PST
Por Rodrigo Machado da Silva


Resumo

Esta transcrição diz respeito ao primeiro discurso proclamado pelo historiador Diogo de Vasconcellos como orador oficial do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), a 15 de agosto de 1907. Vasconcellos em sua fala expõe a sua noção de história e a função que ela exerce na construção do caráter identitário mineiro. Esse é um dos raros documentos disponíveis sobre a participação do historiador nessa instituição, igualmente pouco estudada pela historiografia.
Diogo de Vasconcellos e o IHGMG: os parâmetros para a história de Minas Gerais | da Silva | História da Historiografia
Posted: 04 Dec 2011 03:08 AM PST

"Somos um grupo que valoriza a cultura e todas as formas de arte e estamos interessados em levar nossos conhecimentos a todos de todas as maneiras possíveis."
Grupo Assum Preto, de Leopoldina, há quase 30 anos fazendo arte.
Conheçam: Assum Preto.
Posted: 03 Dec 2011 07:07 AM PST
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado. Teoria da história II: os princípios da pesquisa histórica. Tradução de Asta-Rose Alcaide. Brasília: UnB, 2007, 188 p.
Por Cristiano Alencar Arrais
Professor Adjunto
Universidade Federal de Goiás (UFG)
alencar_arrais@yahoo.com.br
Rua 1044, 129/903, Ed. Imperial – Setor Pedro Ludovico
Goiânia – GO
74825-110
Brasil
Palavras-chave: Teoria da história; Sistemática; Metodologia.
Métodos e perspectivas na teoria da história de Jörn Rüsen | Alencar Arrais | História da Historiografia
Posted: 02 Dec 2011 07:13 AM PST
Sesmarias constituem um dos assuntos recorrentes entre pesquisadores dos primórdios das cidades. No caso de Leopoldina, como não poderia deixar de ser, foi necessário um longo trabalho de localização, transcrição e estudo de diversos documentos deste tipo. Em apenas duas cartas o Feijão Cru foi mencionado, apesar de muitas outras terem sido concedidas no território que mais tarde veio a constituir o município de Leopoldina.
A análise destas duas Cartas de Sesmaria pode ser lida neste endereço.
Posted: 02 Dec 2011 07:03 AM PST
De Fabiana Rodrigues Dias

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar o papel da Revista do IHGB como veiculadora de uma postura consensual consoante os pressupostos políticos e disciplinares estabelecidos pelas comissões avaliativas e pela mesa diretora como paradigmáticos. Para alcançar tal coerência em suas publicações, os versáteis membros do Instituto, ora atuando nas Câmaras, ora nas reuniões quinzenais da agremiação, valiam-se do recurso da censura, o que gerava uma gama de textos aptos à publicação e outra de trabalhos não adequados aos moldes da Revista. O debate em torno da questão da mão de obra foi eleito para demonstrar, portanto, a polifonia cotidiana por de trás da aparente harmonia exteriorizada. A partir do cotejo entre as atas das sessões ordinárias, os originais de trabalhos não publicados e a Revista, tornou-se possível identificar elementos que reiteram o compromisso político do Instituto com o Império. Explorar esse uso pragmático da História em pleno momento de disciplinarização do conhecimento históricoconstitui, pois, o alvo desta investigação.
Polifonia e consenso nas páginas da Revista do IHGB: a questão da mão de obra no processo de consolidação da nação | Dias | História da Historiografia
Posted: 01 Dec 2011 07:00 AM PST
>