Postagens de 30 de novembro


Leopoldina, MG


Posted: 30 Nov 2011 10:16 AM PST
Piacatuba, distrito de Leopoldina, foi objeto do resumo histórico que publiquei em 2001, por ocasião do sesquicentenário de criação. Está disponível neste endereço.
Mas todo ano, quando se aproxima o verão, recebo mensagens pedindo sugestão de hospedagem e também perguntas sobre atrações turísticas para além da área urbana.
Por esta razão, indico aos interessados a Visita Virtual.
Posted: 30 Nov 2011 06:10 AM PST
Recreio é um município que, encravado nos "mares de morros" da zona da mata mineira, mais precisamente na Microrregião de Cataguases, tem sua origem ligada à passagem da estrada de ferro Leopoldina, no século XIX. No artigo produzido por Leonardo Ribeiro da Silva, em conclusão de seu curso de pós-graduação, o autor trabalha com a formação do Município em âmbito estrutural no período da primeira administração (1939-1946), descrevendo como os percalços eram imensos e todos os esforços eram realizados em prol de Recreio.
Estas dificuldades serão ultrapassadas com o empenho tanto da sociedade como da administração municipal, que ao lado da imprensa recreiense mostrará que a história de uma terra não se conta só pelas suas belezas, mas também pelos percalços que a fizeram ser bela.
O jornal tem sido objeto de grande valor para as pesquisas históricas, já que diante da precariedade de fontes sobre determinados períodos e do descaso dos poderes em objetivar arquivos públicos, eles constituem os meios para analisar o passado. Em Recreio a imprensa terá muito crédito, pois à frente estarão homens competentes que guardaram seus nomes na história quando se empenharam em traçar, pelas folhas de 'O Verbo', a prosperidade do Município, tendo o amor por Recreio como base, a ordem na cidade por princípio e o objetivo do progresso como finalidade.
Leia o artigo