Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


A Igreja do Rosário em imagens externas

Posted: 06 Apr 2014 05:22 AM PDT

O entalhador, escultor e pintor português Ignacio de Castro Buena Flor, que viveu em Leopoldina a partir da década de 1870 e ali faleceu em 1920, deixou na cidade diversos exemplares de sua arte que, infelizmente, foram destruídos pelo descaso e a incúria dos dirigentes. Uma de suas obras, segundo Barroso Júnior, no livro Leopoldina e seus Primórdios, página 22, foi o Altar Mor da Igreja do Rosário, bem como os púlpitos e florões ornamentais do templo. O interior da Matriz estaria em construção no ano de 1882, conforme indica a doação de Tobias Lauriano Figueira de Mello abaixo anunciada.

Donativo para as obras da Igreja do Rosário, Leopoldina, MG

A Igreja do Rosário passou por diversas reformas, como pode ser observado nas fotografias abaixo. Não foram localizadas imagens antigas de seu interior.

Igreja do Rosário de Leopoldina, provavelmente na década de 1890

Igreja do Rosário no início do século XXIgreja do Rosário, Leopoldina, MGIgreja do Rosário, Leopoldina, MG

Distrito de Bom Jesus do Rio Pardo

Posted: 06 Apr 2014 02:38 AM PDT

Há 175 anos o Curato de Bom Jesus do Rio Pardo era elevado a Distrito de Paz pela Lei Mineira número 147 do dia 6 de abril de 1839. Neste documento observa-se que o território do novo distrito compreenderia a Aplicação das Dores que mais tarde foi elevada a distrito do município de Leopoldina com o nome de Taruaçu. Lembrando que entre 1854 e 1962 o Distrito de Rio Pardo, atual município de Argirita, pertenceu a Leopoldina.

Elevação de Bom Jesus do Rio Pardo a Distrito de Paz