Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Primeiro Batismo em Piacatuba

Posted: 20 Apr 2014 04:50 AM PDT

O mais antigo registro de batismo encontrado nos livros paroquiais de Leopoldina é da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Piacatuba, dia 20 de abril de 1851.

Da criança batizada e de seus pais não temos notícia. Quando a Francisco José de Miranda, provavelmente trata-se de Francisco José Barbosa de Miranda, residente na Piedade por esta época. Era casado com Maria Júlia de Oliveira e irmão de Cláudio José Barbosa de Miranda, padrinho da criança.

Posturas Municipais

Posted: 20 Apr 2014 03:19 AM PDT

Na visita que fiz a Leopoldina no final do mês de março, ouvi algumas pessoas reclamando de calçadas interrompidas por mercadorias expostas pelos comerciantes ou por veículos leves estacionados sobre as calçadas. É incrível como uma prática tão absurda permaneça em vigor na cidade há 113 anos! Sim, desde 1891 já se reclamava do mesmo problema. Vejam a nota abaixo.

Aviso do Fiscal de Posturas em 1891

Segundo Reinhart Koselleck no livro Futuro Passado, edição da Contraponto de 2006, o futuro não é simples reprodução do presente, mas o reflexo do desenvolvimento de projetos e tendências. Será que a sociedade leopoldinense e seus dirigentes ainda se encontram no estágio de sociedade tradicional, em que a mudança era mal vista e que caminhar em direção a formas mais complexas de socialização era um pesadelo? Nós estamos batalhando pela modernização da nossa sociedade?

Cada um de nós, que vive ou visita Leopoldina, tem a responsabilidade de contribuir para o aprimoramento das práticas sociais. Não basta reclamar dos administradores municipais. É fundamental nos educarmos e educar os mais jovens para que todos respeitemos as normas de conduta.