O Feijão Cru em 1842

Segundo a Exposição do Conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga, no dia 23 de março de 1843, a Freguesia do Feijão Cru compunha-se dos distritos do Feijão Cru e do Angu, pertencendo ao município de São João Nepomuceno. De acordo com levantamento de 1842, os moradores estavam distribuídos em 161 casas, entre moradias urbanas e rurais. O número de eleitores alcançava 970.

Importante esclarecer que naquele momento o território da Freguesia limitava-se ao sul com São João Nepomuceno / Mar de Espanha, e tinha como divisas: a oeste o Rio Novo, ao norte a então chamada Serra do Felisberto e a leste Santo Antonio de Pádua e o Rio Paraíba do Sul. Isto significa que os números mencionados pelo Conselheiro Veiga incluíam moradores de Rio Pardo (Argirita), Meia Pataca (Cataguases), Santo Antônio do Muriaé (Miraí), Laranjal, Recreio, Palma, Volta Grande, Estrela Dalva, Pirapetinga e Além Paraíba.

Em 1851, só no distrito de Feijão Cru  foram alistados 357 eleitores distribuídos em 8 quarteirões, conforme se verifica no relatório de Alistamento concluído no dia 21 de fevereiro daquele ano.