População e Equipamentos da Colônia

Em dezembro 1909 o total de moradores da colônia era de 56, sendo 31 do sexo masculino e 25 do feminino. A respeito das famílias assentadas, embora os italianos não tenham sido os pioneiros da Colônia Agrícola da Constança, foram os que a desenvolveram.

Dos 16 colonos assentados no primeiro ano, 7 (sete) a abandonaram, tendo sido inscritos como devedores do Estado. Outros dois abandonaram a Colônia no ano seguinte. O que não sabemos ainda é se os desistentes saíram definitivamente de Leopoldina. Até o momento não nos foi possível encontrar dados sobre as famílias de August Krauger, August Schill, Franz Negedlo, Karl Thier, Bruno Troche, Herman Krause, Franz Schaden, Angelo Bucciol e Demetrio de Lorenzi.

Segundo o Relatório, a 31 de dezembro de 1909 a Colônia contava com "17 casas definitivas para colonos, 11 provisórias, 3 engenhos para fubá, 1 dito de serra, 1 dito de beneficiar café, como motor, 2 predios das antigas fazendas "Constança" e "Onça", 1 roda de ferro movida a agua e 1 carroça velha".