Os “construtores” da Colônia

A organização de uma colônia envolvia profissionais de diferentes áreas. Os imigrantes que trabalharam na construção da Colônia Agrícola da Constança estiveram subordinados a diversos funcionários contratados pela Secretaria de Agricultura. Um deles foi o italiano Ferdinando Sellani, citado em post anterior. Outro foi Pedro Castello Branco, que de 10 de junho a meados de novembro de 1909 assumiu o posto de "auxiliar de medição e divisão dos lotes".

Em julho de 1909 chegou o Theophilo Reiff, admitido como encarregado do preparo de 6 lotes na parte da colônia denominada "Onça". Assim como Sellani, também este encarregado teve um parente entre os colonos: Francisco Antonio Reiff instalou-se na Constança no dia 15 de julho de 1910.

Além destes, Climério Duarte Godinho foi admitido em julho de 1909 como auxiliar do administrador Sr. Guilherme Prates e Félix Schmidt esteve à frente da colônia de maio a julho de 1911, sendo então substituído por Climério Godinho. Como auxiliar foi nomeado João Ventura Gonçalves Neto.