Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Posted: 11 Feb 2015 02:27 AM PST

Na revista ArtCultura de jul.-dez. 2012, foi publicado um artigo da professora Lucia Maria Paschoal Guimarães sob o título O periódico de uma société savante: a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1839-1889). Autora de Debaixo da imediata proteção imperial: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838-1889), cuja segunda edição saiu pela Editora Annablume em 2011, a professora Lúcia Guimarães é citada sempre que o assunto é a Revista do IHGB.

Apesar de bem estudada por especialistas, e de estar disponível pela internet, a publicação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ainda carece de uma boa indexação que facilite os pesquisadores iniciantes. Principalmente porque, conforme lembrou Lúcia Guimarães no artigo, Machado de Assis declarou, em 1864, que "(…) A coleção das revistas do Instituto é uma fonte preciosa para as letras e para a ciência, uma obra séria e útil". Especialmente para quem se inicia em estudos sobre o Brasil Império, a afirmação do Bruxo do Cosme Velho continua válida.

Leia o artigo da professora na íntegra.

Resumo

A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1838, se inscreve ambiência cultural euro-americana das primeiras décadas do século XIX, no movimento das sociétés savants, corporações formadas por homens de notório saber e talento, que se reuniam para discutir aspectos da literatura, da história, das ciências e das artes. Seu periódico, publicado a partir de 1839, constitui a expressão de uma société savante, que desfrutava do patrocínio do imperador d. Pedro II. O artigo examina a publicação da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no período compreendido entre 1839 e 1889, que corresponde ao mecenato de d. Pedro II. A organização do periódico retrata as práticas científicas e os padrões político-culturais de uma época, bem como as tensões que permearam o processo de disciplinarização do saber no século XIX.

  • Share on Tumblr
  •