Arquivo Histórico em Leopoldina

Estamos acompanhando, com vivo interesse, o esforço da professora Natania para organizar o arquivo permanente da Câmara Municipal de Leopoldina. Em postagem de ontem, intitulada Documentos da Câmara de Leopoldina, Natania nos trouxe mais algumas informações interessantes. E nos fez reler um texto que escrevemos há alguns anos sobre o assunto.

Quando soubemos da iniciativa do Arquivo Histórico do Espírito Santo, facilitando consulta à distância, lembramo-nos do sonho de organizar o Arquivo Histórico de Leopoldina, iniciativa que tentamos levar a efeito em meados da década de 1990. A distância, entretanto, nos fez desistir do projeto. Na época, publicamos um comentário sobre nossa grande admiração pela declaração de Le Goff, em Reflexões sobre a História, a respeito do único nacionalismo admissível como sendo o que clarifica para os homens o funcionamento da sociedade na qual está inserido.

E hoje acrescentamos palavras de March Bloch, em Apologia da História, sobre ser necessário que as sociedades organizem racionalmente o conhecimento sobre si mesmas, tendo em mente os dois responsáveis pelo esquecimento e pela ignorância:
“a negligência, que extravia os documentos; e [...] a paixão pelo sigilo [...] que os esconde ou destrói”(pag. 85).
Estimular os leopoldinenses a conhecerem a sua história sempre foi o objetivo maior de nossos estudos. E pelo que conhecemos do acervo da Câmara Municipal de Leopoldina, não temos dúvidas em afirmar que ali está a fonte mais preciosa para resgatarmos a memória do município.