Imigrantes em municípios vizinhos a Leopoldina

Temos recebido muitos pedidos de informação sobre imigrantes que viveram em antigos distritos de Leopoldina e que hoje são municípios. Alguns destes leitores pedem, também, informações atuais sobre os lugares onde seus antepassados viveram. Para atender especialmente aqueles que pedem notícias de Recreio, indicamos o informativo Pólis.

Genealogia das famílias italianas em Leopoldina

Estamos atualizando nossa base de dados a partir das inúmeras colaborações que recebemos durante o evento de abril passado. Será um processo bastante longo dado o grande número de personagens e de novas informações obtidas. No momento estamos publicando uma atualização da genealogia dos Bartoli e Farinazzo, que inclui outros sobrenomes como Anzolin, Bedin, Carraro etc.

Povoadores de Leopoldina

Após o evento de abril, quando foi comemorado o Centenário da Colônia Agrícola da Constança e os 130 anos da Imigração Italiana em Leopoldina, muitos internautas entraram em contato pedindo informações sobre antepassados que viveram no município. Muitas destas consultas referiam-se não a imigrantes do final do século XIX, mas a membros das famílias povoadoras. que ali se radicaram a partir da década de 1820. Para atendê-los, foi preparada uma nova atualização dos quadros genealógicos do livro Os Almeidas, os Britos e os Netos em Leopoldina, de Mauro de Almeida Pereira que pode ser visitada neste endereço.

Festa na Capela da Onça

No ano do CENTENÁRIO DA COLÔNIA AGRÍCOLA DA CONSTANÇA e dos 130 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM LEOPOLDINA, a Igrejinha de Santo Antônio de Pádua, na Colônia Agrícola da Constança, no bairro da Onça, convida você, sua família e seus amigos para a tradicional festa anual que será realizada no dia 14 de agosto, sábado.

Como se sabe, a data oficial de nascimento de Fernando de Bulhões, mais tarde Santo Antônio de Pádua  ou Santo Antônio de Lisboa, é 15 de agosto de 1195, razão pela qual o Conselho da Capela decidiu transferir a festa de seu Padroeiro.

PROGRAMAÇÃO

17:00 horas – Missa
A partir das 18:00 horas
- Confraternização;
- Barraquinhas (doces, salgados, canjiquinha, caldos e chocolate);
- Leilão;
- Bingo e, 
- Danças.
Local: Pátio da Capela de Santo Antônio de Pádua,
BR-116, km 770, Bairro da Onça, Leopoldina-MG.

Em nome do Conselho da Comunidade da Capela de Santo Antônio, estamos divulgando o convite e esperamos que, assim como no encontro de abril passado, os descendentes e amigos de imigrantes compareçam para mais uma vez homenagear os colonos que ali viveram no início do século passado.

Informativo da cidade de Recreio, MG

Já estão disponíveis as edições do primeiro quadrimestre de 2010 do Pólis, jornal de Recreio. O redator e editor Leonardo Ribeiro da Silva convida os internautas para a leitura neste endereço.